segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CosTutorial - Imagens de Referência para Concurso Cosplay

Olá leitores!

Hoje então vamos estrear a sessão CosTutorial, aqui vou mostrar tutoriais diversos para serem usados com cosplay, sempre pequenos tutoriais, pois os grandes são da sessão Doing the Cosplay, então se quiserem sugerir algum personagem prefiro fazer a explicação completa na outra sessão.

Bom hoje é um bem simplinho já que pros outros eu preciso de fotos minhas e né.. xD
Hoje vamos aprender a fazer uma boa imagem de referência para concursos cosplay.

O motivo do tutorial é que já fui jurada e GENTE, não sei como tem criatura que consegue... manda imagem com metade do personagem aparecendo, referência com a roupa errada e por aí vai, pra depois vir reclamar que não julgaram direito.

Então vou mostrar como faço as minhas e alguns exemplos de acordo com meus cosplays.

A imagem de referência sempre começa com a pesquisa, por isso quando for fazer um cosplay deixe bem definido que versão vai fazer. Em 90% dos casos animes e mangás mostram a mesma roupa de maneira diferente (e na minha opinião o mangá sempre deixa de um jeito mais bonito). E games tem o mesmo problema pois existem as artworks (personagem desenhado) e as CG's (personagens "desenhados" graficamente em 3D muitas das vezes), então defina primeiro qual vai ser a referência. Após isso começa a pesquisa.
A dica é coloque a origem do seu personagem (nome do anime, game, etc) junto da palavra "wikia" na pesquisa do google. E aí você vai achar algo melhor que Wikipedia, apesar do nome parecido e que costuma ter MUITA imagem. As wikias são como artigos da wikipedia, mas é algo mais bem cuidado, e como eu disse costumam ter muitas imagens, principalmente scans dificeis daqueles artbooks que só vendem no Japão.

Abaixo coloquei mais alguns lugares que eu costumo pegar imagens, infelizmente como não faço cosplay de comics só não vou ter onde indicar esses, mas animes, games e mangás da pra encontrar quase tudo nos links abaixo:


Bom, com os links acima e a dica da Wikia, 80% da vezes tu acha tudo o que precisa. E aí que vem o problema o que é "tudo que precisa"?
Sempre que monto minhas referências dou preferência a montagens do que apenas uma imagem atirada, pois é impossível numa única imagem mostrar frente, costas, detalhes.
No Anime Buzz mandei uma imagem bem simplinha quando fiz a Alice, mas era porque tava indo por ir no concurso. Mas quando o assunto é WCS por exemplo, eu sempre sigo o seguinte tipo de montagem:
* Selecione no mínimo três imagens
* Dê preferência as imagens com tamanho de no mínimo 800x600 pixels, quanto maior melhor.
* Entre as imagens selecionadas, selecione:
- Pelo menos uma de corpo inteiro
- Uma de frente e uma de costas
- Alguma que mostre um pouco da personalidade do personagem
* Se não conseguir imagens de corpo inteiro por exemplo use da criatividade, você precisa mostrar toda a roupa, da cabeça aos pés, então tire prints de videos do youtube, prints do próprio jogo (se for um game). Quanto mais do seu cosplay você mostrar melhor você será julgado.
* Monte ao final uma imagem de tamanho Wallpaper 1024 x 768 pixels com as imagens que você escolheu, três costumam caber bem nesse tamanho.

Vamos a parte legal então, montar a imagem. Eu costumo usar photoshop nas minhas montagens, mas como boa parte não sabe mexer ou até mesmo não tem ele instalado no computador. Vou ensinar como fazer isso no Power Point, que é um programa que as pessoas costumam usar só pra fazer apresentações, mas que tem um poder que o povo desconhece xD
A versão do Power Point que será usada é a 2007, que tem vários recursos bem legais.

Vou montar então uma referência pro cosplay que irei usar no Anime Buzz 5ª edição agora em setembro, que é a Ema Skye de Phoenix Wright: Ace Attorney.
As imagens da Ema foram bem fáceis de achar, pois existe o PW Wikia, então foi "mamão com açucar".

Escolhi as seguintes imagens para montar minha referência:


 

 Aqui no blog elas aparecem pequenas, mas se clicar em cima dá pra ver que são grandes, a menor delas tem 618 x 860 pixels. Então são bons tamanhos.

Vamos a montagem:
- Abra o Power Point, ele vai abrir em uma apresentação em branco.
- Comece configurando seu slide. Na parte de cima coloque a orientação dele como "Retrato" (Figura abaixo) se preferir ele "em pé" ou "Paisagem" se quiser que a imagem seja "deitada".


- Após isso, configure o tamanho do slide, para deixarmos na resolução de 1024 x 768 pixels, devemos converter pixels para milimetros seguindo a relação abaixo:
1 pixel = 0,027 cm
Logo, o tamanho em milimetros fica: 27,10 cm x 20,32 cm.


- Configurado, comece a montagem. No menu escolha "Inserir" e após na barrinha "Imagem". Selecione as imagens escolhidas.



- Como podem ver algumas das imagens que escolhi tem mais de um personagem, então eu uso a opção "Cortar" do menu para deixar na imagem apenas o que eu quero.


-Então voilá! E aí esta a montagem que fiz com as imagens que queria, assim tu só coloca o que realmente interessa na imagem. A Ema tem um problema de praticamente não existir imagens dela de costas, mas como ela usa jaleco, se subentende que não tem nada atrás.


- Por ultimo gosto de adicionar uma Caixinha de texto e colocar o nome do personagem discretamente, que ajuda bastante no concurso.


- Então é hora de salvar. Clique no menu e escolha "Salvar como" nas opções que aparecem na caixinha escolha salvar como JPEG. Após o Power Point pergunta qual slide você quer salvar, escolha a opção "Somente o slide atual"




E é isso, aqui em baixo tem o resultado de como ficou a imagem final da minha referência.


Leiam e usem este tutorial com sabedoria, pois o que eu mais escuto volta e meia é jurado reclamando que não conseguiu julgar e como já passei por essa experiência digo que é horrível tu não poder saber como é um sapato ou algum detalhe da roupa que as pessoas resolvem não por na referência.

Segunda que vem tem mais CosTutorial! E de acordo com a programação nosso próximo encontro é na quarta-feira com o “Post’s Rápidos” e na quinta-feira teremos "Doing the Cosplay" :)

Kissus,
Pam

9 comentários :

  1. Emmmmmaaaa *O*
    Muito bom termos mais tutoriais sobre referencias por ae, o que eu ja ouvi de "cosplayers" dizendo que não tem tempo ,nem pq ficar pesquisando por referencia (?!) e mandava qualquer coisa....
    Infelizmente existem alguns casos que realmente n tem muito o que fazer, como o proximo cos que eu vou fazer, q é de um livro , e só existe realmente uma imagem dela, e mais a descrição do livro obvio.... entao n é um cos muito usavel em desfile >.<'''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Shi, realmente existem casos que não existem imagens, como a Ema não tem imagem de costas D:
      Mas mesmo assim acho que a pessoa tem que ter propriedade pra falar que procurou e não achou. O intuito do tutorial é as pessoas saberem que não é nenhum bicho de sete cabeças pesquisar e montar uma boa referência. :)

      Excluir
  2. oi. para comics, eu escaneio a própria hq (depois de folear todas as páginas e ver várias hqs procurando angulos bons XD) ou, se eu não tiver ela em papel, eu vejo pelas scans e tiro os prints. é a melhor forma de não errar com fanarts. a unica forma de ter original do comic é usando o próprio comic ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, comics tem aquela super vantagem de serem coloridos, que mangás não tem D:
      E scans sempre tem por aí, boa parte das páginas que indiquei trabalham com scans de artbooks e mesmo dos próprios mangás (falando no quesito mangá XD)

      Excluir
    2. Gente, que burra. xD bem q eu achei que tinha ficado pequeno em mm.

      Thanks! :**

      (Esses meus leitores são uns queridos <3)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Sofia T.T
      Acho que é um bom tutorial também e nunca vi por aí!
      xD

      Excluir
  4. Muito bom, uma boa referencia faz mesmo muita diferença, e pra comics minha dica é o site: http://www.comicvine.com/, é só entrar lá e colocar o nome do personagem na busca, vai aparecer tudo dele, a historia, biografia e muitas imagens, vale a pena ^^

    ResponderExcluir