quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Falando sobre eventos - Aniquest Pumpkin Hour 2013

Olá pessoal!

Como disse no ultimo post hoje teremos a mini cobertura do AniQuest, que aconteceu nesse ultimo fim de semana em Itajaí, Santa Catarina.

    (Imagem - Fonte:www.aniquest.com.br)





Começo o post contando como eu fui parar lá, já que nem tinha me planejado pra esse evento xD Bom, esse fim de semana era aniversário do meu tio e eles moram em SC, e aí descobrimos que o seu Bruno Pagno estava em Santa Catarina, e descobrimos evento e #partiu #super-explicação

Lá fomos eu e o Ale pra Itajaí no domingo, até que foi relativamente fácil chegar lá, pegamos a linha Praiana, que passa por todas as praias e tem uma passagem barata até xD (em torno de 5,00 pra ir a uma distancia de Porto Alegre a São Leopoldo :) aqui um trajeto parecido incluiria ônibus e tremsurb D:)

O ônibus parou umas 5 quadras do evento, conseguimos ir a pé.
Chegando, já não tinham mais filas, compramos os ingressos, que devo comentar da senhora facada, 20,00 na hora e 15,00 antecipado. Para um evento do porte do Aniquest o preço tava bem salgado em relação aos de tamanho parecido aqui do Rio Grande do Sul, para vocês terem uma noção, o Animextreme esta com o valor de 20,00 antecipados e 25,00 na hora, sendo que o local é o triplo do tamanho do colégio do AniQuest e terá mais atrações. No último Buzz, pagamos um bonito preço de 18,00 na hora, com o local o dobro do tamanho deste evento. Nunca mais me reclamem de preço de ingresso aqui no RS, fica a dica. Pelo que eu vi pra SC o preço é mais alto, mas ainda assim não dá pra diminuir o “brilho” do Aniquest.
Passamos rápido na fila, e logo nos dirigimos ao palco principal onde estava rolando o Cosplay Talk, uma atração com vários cosplayers destaques do cenário catarinense, respondendo perguntas tanto dos organizadores quanto do público.
Achei bem interessante, já que a proposta da atração é incentivar o público local a ser cosplayer, ao contrario do RS, pelo que eu percebi o nível de SC é mais restrito, temos poucos cosplayers de alto nível, mas acredito que isso se deva também ao fato de que faz pouco tempo que os eventos "voltaram" a SC, lembro-me de algumas épocas que tinham apenas 2 por ano, aí imagine a dificuldade de fazer cosplay, se deslocar e etc etc.

Cosplayers convidados para o CosplayTalk:


    (Imagem - Fonte:www.aniquest.com.br)

- Mariana Queiroga - Mayu (finalista YCC e WCS);
- Gisele Salvador - Alandria (finalista YCC);
- Anderson Ponick (finalista WCS);
- Osni Paulo (novos: destaque AV2013);
- Adriana Buchele (novos: destaque AV2013);
- Tarcísio - Koji (novos: destaque AV2013);
- Guilhermy Joseph (novos: destaque AV2013).


Na foto ao lado, eu com a Priss, que estava apresentando o bate-papo *o* junto com o apresentador Kbum, pra quem não sabe, ela era uma das apresentadoras do CosTalk, o podcast sobre cosplay do Cosplayers.net, então vocês nem imaginam o quão mágico foi ver de perto uma pessoa que tu só conhecia por voz xD
Próxima atração cosplayistica, era um espaço para tirar fotos, o Book Cosplay, achei o local bem bacana e pelo que soube já é o terceiro evento consecutivo que tem este espaço. Outro ponto legal era que não era somente para cosplayers, todo mundo que quisesse uma foto bonita no evento poderia pedir foto, sendo o serviço for free e com um cenário bem bonitenho de Halloween :)

Após isso fomos acompanhar um book do Bruno e da Mayu, que estavam com cosplays de O Castelo Animado (Lembrei agora que toda a vez que eu vou fazer cobertura eu acabou acompanhando algum photoshot >D da outra vez foi da Otávia...), no fim nem tirei fotos, então roubei uma da fotografa Ruky :D para colocar aqui, quem quiser mais segue o link da cobertura e do photoshot que ela fez do Aniquest: 
Cobertura Aniquest
Fotos: O Castelo Animado

Então estava na hora de voltar e acompanhar o concurso de cosplay, infelizmente perdemos o desfile cosplay que era a primeira atração, mas consegui filmar todas as seguintes.
No evento tínhamos apenas 4 categorias, desfile cosplay misto, cosplay individual, cosplay grupo e visual de Halloween.
Acho interessante quando juntam tudo, mas não faço ideia de como julgar uma apresentação livre e uma tradicional no mesmo patamar (Se bem que nos estados unidos são somente DUAS categorias, uma para desfile e uma apresentação, total doideira, mas enfim, os juízes que se virem xD).
Das apresentações individuais gostei bastante da livre da Sakura de Street Fighter (não estou lembrada do nome certo da cosplayer :/), acho que foi bem montada e engraçada xD e uma ideia criativa, as outras apresentações também seguiram o mesmo nível de qualidade, mas acho que essa foi a minha favorita /o/

Nas em grupo obviamente a apresentação de O Castelo Animado ficou muito mágica, parabéns a Mayu e o Bruno que conseguiram reproduzir como foi o primeiro encontro de Howl e Sophie :) As outras apresentações estavam legais também, mas prefiro não comentar, que se comentar uma mais, comento tudo então /o/ e aí o post vai ter 20 km.

E por fim a categoria visual de Halloween, que entrava qualquer coisa xD Podia ser moda japonesa, cosplay, o que viesse na cabeça da pessoa e tivesse uma temática Halloween poderia ser usado.
Considerações sobre o concurso: Em SC você pode usar guitarra, aqui se tu quiser só pedir pra abaixar a iluminação do palco tu já ta "pedindo demais" e DÁ PRA PULAR DO PALCO *O*, que máximo sério, aqui é baixado pontos ou tu é desclassificado :/
A ideia de o evento ser temático foi super vinda também, os poucos temáticos que tivemos aqui no RS era em relação a animes e não a datas.

Logo após o concurso tivemos de nos despedir do evento, se não perderíamos o avião de volta.
O saldo do evento foi bem positivo, achei organizado (olhem o cronograma do evento ao lado super bonito e tinha ele fixado em TODOS os lugares possíveis), os locais eram bem indicados, todos os staffs que conversei ou pedi informação foram educados e souberam responder o que eu precisava, recomendo a todos que tiverem oportunidade que vão a um evento em Santa Catarina, tem diferenças? Tem. Mas tu sente tanto amor das pessoas que organizaram que é meio difícil não gostar xD (isso ficou entendível?) sabe aquela aura que alguns eventos tem de "vai ser bom de qualquer jeito", me senti naqueles eventos antigos , os primeiros de Porto Alegre, que o pessoal realmente ia para se divertir, não pra ir e ficar atirando pedra no evento depois.
Quem quiser ver os vídeos do concurso seguem o link do canal do Youtube do Be Cosplayer, lá tem todos os vídeos que eu gravei do evento (se bem que tão faltando dois ainda, que eu descobri agora ¬¬')
Por hoje é só, próximo encontro é um doing the cosplay, que estou vendo qual vai ser ainda :) (Embora a vontade seja de tacar fogo no calendário do blog, x-x PQ EU NAO CONSIGO ACOMPANHAR T-T mas enfim... é a vida, vai indo xD)

E para quem gosta de coberturas, as próximas serão do Animextreme dias 09 e 10 de novembro e teremos possivelmente uma nota pois estarei novamente apresentando um evento :D, dessa vez o Festival Otaku Desu no dia 24 também de novembro.

Mais informações:

Kissus,
Pam <3

3 comentários :

  1. A cosplayer de street fighter é a Gisele Alandria =D.

    E obrigado pelos coments, Pan ^^. Foi realmente legal ir no AniQuest! \o/

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu era a Sakura! Fico muito contente que tenha gostado!!

    O AniQuest é realmente um evento feito com muito carinho, nós que acompanhamos o cenário catarinense vemos o empenho ao longo do ano. Lembrando que o AQ é o "segundo" evento do grupo, o primeiro é o AniVenture de maio, que já tem 7 anos de tradição, com os mesmos bons staffs, mesmo estúdio grátis, mesmo Quest Center (acho divertidíssimo, chegou a ver?), mas concentrando as atrações de fora, daí. De toda forma, ambos são bem assim com cara de evento de antigamente (SC em geral é assim), então as pessoas de fora costumam gostar!

    Claro que, como os maiores eventos daqui não chegam a 5 mil pessoas ainda, não dá muito para comparar o preço com o ingresso do AX pois o evento precisa se pagar, mas estava dentro do que normalmente pagamos.

    Realmente, temos bons cosplayers em SC, mas pouquíssimos se dispõem a apresentar, e alguns resistem até mesmo a desfilar, por "vergonha" ou "medo de fazer feio", então o Cosplay Talk tentava encorajar os novatos, mesmo. O fato de Tradicional e Livre, Masculino e Feminino, serem todos juntos, é precisamente porque não tem gente suficiente para justificar premiações separadas (quem me dera!).

    Valeu pela cobertura de um evento daqui, e volte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela comentario, Alandria!
      Gostei bastante da tua livre, tua interpretação tava engraçada demais xD

      Quanto aos comentarios sobre o ingresso, falei porque o "povo do RS" reclama demaaaais, parece que tem gente que não entende que fazer evento é caro, e que os organizadores estao fazendo de tudo pra baratear o ingresso (exemplo do animextreme) e ainda tem gente que consegue achar ruim. E o que eu achei de legal aí que o ingresso é um preço que geraria polemica, mas eu nao vi ninguem na comunidade do Facebook reclamando por exemplo, então achei que realmente deveria ser comentado como parece que aí as pessoas entendem que um evento tem custos :)

      E imaginei que as categorias fossem assim por falta de participantes, mas tomara que mais pessoas participem com o passar do tempo :)
      ^^

      Bom, obrigada de novo pelo comentario! E com certeza quero ir de novo, achei muito querido o evento! <3

      Excluir