sábado, 24 de agosto de 2013

Compras Recomendadas - Calotes: Como fazer uma compra segura!

Olá leitores!
Hoje começo mais uma sessão nova no blog, meio entrevista, meio utilidade pública.



Compras Recomendadas!

Uma vez por semana vou convidar uma loja de importações ou um cosmaker para divulgar a loja aqui, entre outros assuntos ligados a compras.
Então fiquem ligados para onde fazerem suas compras cosplayísticas.

O post hoje começa com um assunto super sério, CALOTES.

Pois bem, nem só de flores vivem os cosplayers.
De uns tempos para cá se tornou bastante popular os grupos de vendas de cosplay no Facebook, onde as pessoas vendem seus cosplays mais antigos, oferecem serviços de cosmaker e importação. Quando eu comecei a fazer cosplay era bem difícil conseguir comprar algo pronto, o que se achava era só por encomenda, o ebay não havia sido descoberto ainda e por aí vai.

Hoje com as facilidades da interwebs, as pessoas tem comprado muito pela internet, e aí que entra o assunto de hoje: Ao mesmo tempo que existem pessoas que querem somente vender seus artigos antigos ou oferecer um bom serviço, existem aqueles que se aproveitam da situação e aplicam golpes, exato, golpes!
Leitores fiquem MUITO atentos quando forem fazer suas compras pois você pode ser a próxima vítima .-.

Recentemente, esteve muito em evidência a cosplayer Juliana Tsukino, sendo acusada de diversos calotes, além de enviar cosplays mal feitos, sujos, e coisas mais terríveis ditas pelas pessoas que foram lesadas. Como eu não sou advogado do diabo, nunca comprei nada da guria não vou opinar muito, tudo aqui que eu disse foram coisas que li pela internet, então não posso afirmar 100% a veracidade dos fatos, mas em resumo foi o que aconteceu.

Como o intuito do meu blog é ajudar, instruir e principalmente trocarmos idéias, hoje vou dar algumas dicas de como fazer suas compras.

Passo-a-passo para uma compra segura :)

Ok, você visitou um site ou um grupo no Facebook se apaixonou por algo e decidiu comprar, vamos lá!

1- Antes de fazer qualquer contato com o vendedor pesquise a respeito da reputação dele, vendedores costumam ter albuns no Facebook ou no próprio site de depoimentos de clientes e a maioria dos grupos do Facebook tem a seção de "vendedores confiáveis". Procure pelo vendedor nestes lugares. Se ele não estiver, desconfie, vá na parte dos "não recomendados" e se ele estiver lá nem preciso dizer que o melhor a fazer é desistir da compra e procurar outra pessoa que faça a venda.

2- Seu vendedor parece ter uma boa reputação, então faça o primeiro contato com ele, pergunte o preço, preço do frete, quanto tempo demora pra chegar na sua residência, peça fotos do produto e tire todas as dúvidas (além dessas padrão) que você possa ter e lembre-se nem uma dúvida é "idiota" quando falamos de dinheiro (e outras coisas também :)), afinal de contas de se algo der errado você quem sai no prejuízo.

3- O vendedor foi atencioso respondeu tudo que você queria. De atenção para a frequencia das respostas, o vendedor ganha pontos quando responde em curto tempo. Agora é a hora da verdade, pergunte pela forma de pagamento, alguns vão oferecer paypal, mercado pago, que são formas totalmente seguras, mas a maioria vai oferecer o problema da história: Depósito em conta. Peça a conta com todos os dados e principalmente peça o cpf da pessoa, se ela se recusar pode escrever que aí tem cheiro de falcatrua, a maioria das pessoas não se importa em passar seu cpf, principalmente porque facilita na hora de fazer transferências entre bancos diferentes. Mas para os caloteiros é um problema, pois é a prova que você precisa para processa-lo caso aconteça algo com sua compra.

4- O vendedor lhe passou todos os dados de conta e o cpf. Ok, faça o depósito e TIRE FOTO do comprovante de depósito e arquive ele no computador. Essa é a sua segunda prova se algo der errado com a sua compra, então não perca. É de bom grado mandarmos o comprovante para o vendedor pois isso agiliza o processo de envio do produto.

5- Pagamento feito é hora do vendedor fazer a parte dele, exija que o produto seja enviado de preferência no dia seguinte ao seu depósito e assim que este enviar peça o número de rastreio dos correios, ele é importante não só para saber onde seu produto, mas caso aconteça algo você ter como reclamar com os correios. Se o vendedor não te enviar o número desconfie!

(Contribuição da Anne Brito:  "depósito "normal" (por envelope, feito no banco etc) só cai na conta no dia seguinte, se for feito durante o fds, só na segunda-feira." 
E aí entra o golpe do "envelope vazio". Como a Anne me lembrou, este é um post de compras, mas teremos um de vendas, pois vendedor também se "ferra", pois se existem caloteiros, essa é uma via de mão dupla, estes podem ser tanto vendedores quanto compradores. Então nessa parte converse bastante com o vendedor. Por experiência própria, costumo deixar os vendedores esperarem cair na conta quando deposito, por isso que foi feito o alerta sobre o dia seguinte, que é quando costuma ser creditado o dinheiro. Salvo os casos de fim de semana que demoram mais. Bom, mas no fim o alerta é "Desconfie se o vendedor demorar DEMAIS, o dinheiro não costuma levar mais que três dias pra cair na conta." Tenham cuidado com esses prazos :))

6- Agora é só esperar :) Importante: Muitas vezes os correios atrasam as entregas, lembre-se de neste caso reclamar com os correios e não com o vendedor, ele não tem culpa do serviço que a empresa presta atrasar.

Fique atento aos prazos de entrega que o vendedor lhe passar e se for uma encomenda internacional até que este chegue ao Brasil os vendedores costumam dar todo o suporte quanto localização e notícias do produto.

7- Seu produto chegou. Confira se está tudo ok,  e contate o vendedor mesmo que esteja tudo certinho, dê um feedback e principalmente dê seu depoimento nos lugares recomendados. Recomendações positivas são importantes para os vendedores conseguirem continuar com suas vendas, faça a sua parte!

8- Basicamente o processo de compra costuma ser assim. Como expliquei acima, guarde os comprovantes, e-mails, desconfie. Caso seu dinheiro seja roubado e você leve um calote da pessoa, é possível entrar com um processo, não sei orientar muito bem nessa parte, mas converse com alguém próximo a você que seja advogado que vai poder orientar da melhor maneira.

Bom pessoal é isso!
No próximo post dessa sessão espero poder falar de algum outro assunto e anunciar uma das tantas boas lojas que temos para fazer compras de cosplay!

Kissus,
Pam

(Fotos: Google images, links dos donos nas próprias fotos :) )


2 comentários :

  1. Olha, como vendedora de importação tbm sou obrigda a falar uma coisa: depósito "normal" (por envelope, feito no banco etc) só cai na conta no dia seguinte, se for feito durante o fds, só na segunda-feira. E sim, já vi acontecer de neguinho fazer depósito com envelope VAZIO e o banco credita no dia seguinte e tira no próximo, qdo abre o envelope e vê q n tinha lhufas. Por essas e outra sempre espero um pouco antes de enviar qqer coisa, pq do mesmo jeito q existe vendedor malandro, existe mto comprador metido a esperto tbm x-x

    ResponderExcluir