terça-feira, 10 de setembro de 2013

CosTutorial - Escolhendo Tecidos

Queridos leitores,

Por problemas alheios a minha vontade o CosTutorial veio parar na terça-feira D:
Tentei fazer o tuto nesse finde, mas não rolou x-x e né. Então vamos a um dos que programei sem precisar de fotos de minha autoria.

Tutorial sobre tecidos:

Podemos dizer que se você não está usando uma armadura você irá precisar escolher tecido e esta costuma ser uma escolha bem difícil.

Vou listar aqui os que eu conheço mais e quais os melhores usos para eles :) Enjoy!



Oxford
"  Oxford: O primeiro tecido de todo cosplayer, ele tem várias vantagens que para um público menos experiente costuma ser o mais em conta. Barato (em torno de 6,00 o metro), muitas opções de cores e o melhor: não amassa com facilidade.
Oxford é usado na maioria das vezes para uniformes colegiais.
Roupa Colegial


"  Tricoline: Quando se começa a conhecer os tecidos melhor, o oxford é substituido pelo tricoline, um tecido 100% algodão, com um melhor caimento que o oxford. Peca pela menor cartela de cores, é costuma ser um pouco mais caro que o oxford (em torno de 8,00 o metro). Entretanto é a melhor opção para uniformes colegiais.



"  Sarja: A sarja é o "tecido que imita jeans", é um tecido pesado, tem aquele ar de "militar", muito bom para cosplays do gênero. Muito usado em calças, custando em torno de 10,00 o metro. Um exemplo de cosplay que pode ser usado é para fazer a calça de Soldier de Final Fantasy VII.

Roupa de Soldier de Final Fantasy VII (Zack)


Xiao Yu
"  Cetim: O cetim é um dos primeiros tecidos que costumamos usar pra cosplay, até alguém te dizer o quanto o tecido é "bagaceiro", brilhoso demais, barato demais, só falta vir escrito na etiqueta: "Sou tecido de pobre" 8D. Mas aí que o pessoal se engana, realmente existem cetins que são ruins, que não tem mesmo como usar e que costumam custar uns 4,00 o metro. E tem os cetins que eu apoio, que são aqueles usados pra fins "mais nobres", temos os para vestidos de festa e o de vestido de noiva, estes custam entre 15,00 a 25,00 o metro (E dependendo do cetim de noiva vai a mais ainda). Alguns cosplays somos obrigados a usar cetim pois o personagem pede, como a Xiao Yu de Tekken.



Vinil
"  Vinil: Tecido queridinho dos cosplayers precisa saber usar, para alguns cosplays fica maravilhoso e em outros exagerado. É um tecido um pouco caro (entre 17,00 e 25,00 o metro), mas com um brilho bonito.
Pode ser usado para a Athena Asamiya do KoF 2003 ou Nico Robin de Water Seven. 




"  Courino: Tecido mais próximo de couro, a menos que você queira desembolsar uns bons reais comprando couro mesmo, essa é a melhor opção. Possui diversas cores e um bom acabamento, mas tem um grande problema, pouquíssimas costureiras vão aceitar fazer uma roupa com ele, então há algumas opções: Varrer o mapa atrás de alguém que faça, cosmakers são mais propícios a pegar o trabalho ou fazer você mesmo, costurando a mão (Já fiz isso e foi trabalhoso) xD Outro problema é o forro, costuma ser grosso e branco D: terrivel porque tem que forrar pra ficar bonito.
Usei courino pra minha Kid de Chrono Cross, mas tem diversos outros cosplays que podem ser feitos com courino, ele causa um efeito bem bonito, só necessita bom uso.

Napa
"  O grande Napa: Esse é um dos meus favoritos, assim como o courino, imita couro, mas é muito mais leve e não tem o forro branco horroroso :D O preço dele é mais em conta que do courino, sendo encontrado por valores de 5,00 a 9,00 por metro.
É muito bom para sobretudos como o do Dante de Devil May Cry. 
Dante de Devil May Cry






































Organza Cristal
"  Organza Cristal: Esse eu to completamente viciada. Organza é um tecido transparente que se colocado por cima de outro tecido dá um efeito incrível. Principalmente se for o cristal, que tem um brilho muito bonito. Tem uma variedade de cores, indo desde cores comuns as furta-cor que combinam mais de uma cor (minhas favoritas *o*) Costuma custar entre 5,00 e 10,00 o metro e tem uma infinidade de cores.
Organza pode ser usada em vestidos, principalmente os de princesa. Usei organza no meu cosplay de Sasha, por cima do outro tecido para dar um efeito bonito e também nas mangas das sailors versão Eternal de Sailor Moon. E usei na saia da Pinkie Star (mascote do Anime Fan).


"  Seda: Nunca usei, mas pelo que me contam é um tecido maravilhoso, mas que custa todos os olhos da cara xD( Um valor médio de 80,00 o metro) Ele é substituto nato do cetim, dando o efeito que o mesmo nunca consegue dar, que é de ser um tecido “fino”. Sei que não tenho muito como explicar já que nunca usei. Mas ele é bom para ser usado pros mesmos fins que cetim e ficar de um jeito mais bonito.

"  Veludo: Veludo é um tecido que deve ser usado quando o personagem “grita” que a roupa dele é de veludo. Existem diversos tipos assim como o cetim, sendo os mais baratos mais “feios” e os mais caros divinos. Ele é ótimo para roupas da era medieval, como capas. Como exemplo temos a personagem Hatsune Miku, em cantarella, onde o vestido pode ser feito com veludo.

Hatsune Miku em Cantarella

"  Suplex: Se o personagem usa roupa “colada”, uns 80% de chance de ter de ser feito com suplex, esse tecido é moda nas academias por conseguir comprimir o corpo de uma forma inimaginável. (xD) Custa entre 17,00 a 25,00 o metro. Muito usado para colans e o exemplo de personagem fica a Garnet de Final Fantasy IX que visivelmente deve ser feito com suplex.

"  Renda: Alguns cosplays precisam de renda, eu particularmente acho um tecido muito bonito, pois ele é estampado de um modo diferente, ou seja, ele é rendado. Costuma ter em várias cores sendo as mais comuns o preto e o branco. Custa em  torno de  uns 9,00 o metro. Como exemplo temos a saia da Yuna songstress de Final Fantasy X-2 e o colan da Rosa Farrell de Final Fantasy IV. 

Yuna e Lenne, Songstress

"  Tafetá: Esse tipo de tecido é usado para vestidos de festa, ele é muito semelhante ao cetim, mas com um brilho mais “fechado” e costuma ser encontrado mais em tons escuros. Custa entre 9,00 a 15,00 o metro. Ele pode ser usado em algum personagem específico, principalmente algum que use de tons mais escuros. Como a Pandora de Saint Seiya, tafetá preto ficaria extremamente bonito na personagem.
Tafetá

"  Filó: Tecido furadinho, muito utilizado em saias de armação. Custa em torno de 5,00 o metro.

"  Tecidos laminados: Tecido com brilho espelhado, muito usado para confecção de armaduras (Apesar de eu ter dito no início que pra armaduras não precisava de tecido xD), variam de 9,00 a 30,00 o metro.

Sera Myu
"  Plush: Tecido usado para fazer bichinhos “de pelúcia”, ele se parece bastante com veludo, mas também pode ser usada para dar aquele “ar fofo” da pelúcia. Não costuma custar caro, vou chutar um preço médio de uns 12,00 o metro. Um bom uso deste tecido é para Kigurumis, já que esses imitam bichinhos.

"  Tecido de Paetê: A menos que tu vá fazer cosplay de Sera Myu, sugiro passar BEM longe desse  tipo de tecido, pois além de dar um ar “carnavalesco” ao seu cosplay, a chance de ficar feio é de uns 90%. Custa em torno de 6,00 o metro. Como eu disse acima minha única experiência com esse tecido foi quando quis fazer a Sailor Moon de Sera Myu :D


Tecido de Paetê
"  Lamê: Tecido brilhoso tem um brilho parecido com o de tecidos laminados, também muito usado no carnaval, mas esse não “grita” carnaval pelo menos. xD A única vez que fui atrás desse foi pra um possível cosplay de Oerba Yun Fang de Final Fantasy XIII-2, mas no fim achei que não era a melhor opção pra personagem, custa uns 15,00 o metro.



E é isso, esses são os tecidos que eu mais uso nos meus cosplays, se vocês quiserem saber sobre algum diferente só falar nos comentários que eu posso pesquisar e adicionar aqui.

Até quarta pessoal! Onde vamos continuar nossa “discussão” sobre o Heroes of Cosplay!

Kissus,
Pam


(Todas as imagens foram retiradas do Google Imagens)

45 comentários :

  1. Estava querendo fazer um vestido de maid (empregada) qual sua sugestão de tecido? D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada por visitar o blog.
      Para roupas de maid indico tecidos de algodão ou os que indiquei para uniformes colegiais, como o tricoline.

      Excluir
  2. Olá! Achei bem interessante sua pesquisa, é a mais detalhada que eu encontrei, mas eu ainda estou em duvida de qual usar, pois não conheço muito bem, e como vou fazer meu primeiro cosplay fico muito confusa kk
    Qual a sua sugestão para fazer a roupa da Neliel de Bleach? É exatamente assim a roupa dela:

    http://paulalee.deviantart.com/art/Bleach-Neliel-by-meili-melee-103199210

    Oxford é uma boa escolha? Por favor, me ajude! Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Obrigada pelo seu comentário, Gaby.
    Para a Neliel o oxford é uma boa pedida, mas somente se você quiser fazer um cosplay de baixo custo.
    O tricoline seria uma escolha ideal, pois daria um bom caimento ao cosplay e é um tecido leve, sarja também seria uma boa opção, mas o aspecto dele é mais pesado.
    Recomendo que tu procure em lojas de tecidos e leve a imagem junto ou procure fotos de alguma cosplayer que você gostou e mostre para as vendedoras na loja, que costumam ajudar :)

    ResponderExcluir
  4. ola,gostaria de saber que tipo de tecido é usado pra fazer o loock de "Pituca" da novela 'meu pedacinho de chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabíola, dei uma olhadinha na personagem no google, os vestidos são feitos com vários tipos de tecidos. Recomendo tecidos de algodão (novamente a pedida é o tricoline) combinado com organza(que vai dar o efeito das mangas dos vestidos por exemplo) e musseline que é um tecido delicado perfeito para usar em conjunto com o algodão. Para dar o efeito de bolinho no vestido use uma saia de armação feita com filó ou tule :)
      E vale a dica de levar fotos na loja quando for comprar os tecidos pra encontrar exatamente o que procura.
      Espero ter te ajudado!

      Excluir
  5. Olá!Eu adorei seu post,realmente foi de grande ajuda,mas eu gostaria de uma opinião sua também.Eu gostaria de fazer o cosplay de Ciel garota(Kuroshitsuji) mas eu tenho algumas exigências no tecido que estou procurando seguir.Eu gostaria que o vestido fosse bonito,funcional(sabe,que tenha movimento),não pareça "pobre" e que não esquente muito
    Aqui um link do vestido:http://www.cosplaysuper.com/media/catalog/product/cache/2/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/l/black_butler_costume_kuroshitsuji_ciel_cosplay_dress-3_1.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Alice,
      Bom, começando então, esse vestido tem um aspecto pesado e usa muito tecido, então não ficar quente vai ser um tanto impossível, mas tem alguns tecidos que esquentam menos. Você precisará de uma saia de armação que recomendo ser feita com filó pra dar volume e você também pode comprar uma saia daquelas de bambolê pra usar em conjunto com a de filó, que vai dar bastante volume ao vestido. As partes de tecido branco recomendo um tecido de algodão como gabardine(procure pelos modelos mais finos desse tecido) ou se você tiver vontade de gastar um pouco mais procure por seda. A dica é pedir para a vendedora da loja os tecidos de algodão e escolher, os que dão mais movimento ao vestido são os mais leves e com aspecto mais fino. Para a parte rosa recomendo um tecido um pouco mais pesado como um crepe sem brilho.
      Para os detalhes use fita mimosa de cetim ou outro material
      .
      Espero ter ajudado e continue acompanhando o blog ^^/

      Excluir
  6. Olá denovo!Muito obrigada pelas dicas!Foram maravilhosas!Pode me dar dicas nessa também?Eu não tenho muitas informações sobre o vestido mas baseado nas fotos dele poderia me dar dicas de tecido para usar?(Novamente que não esquentem muito =D ).Impressão minha ou tem um volume de baixo do vestido? (>^3^)>
    http://www.cosplay.com/gallery/73093/

    P.S.Desculpe se tiver mandado mais de uma vez,meu computador ta meio maluco (-*~*)~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo novo comentario, Alice!
      Para a Mitsuki, essa cosplayer da foto usou cetim, é o cetim mais caro que eu comento no post, que se usam em vestidos, uma segunda opção seria o tafetá que dá um efeito parecido, esses dois tecidos não são muito quentes.
      O volume embaixo da saia é possivelmente uma saia de armação, que mencionei no ultimo comentario sobre os vestidos.

      ^^/

      Excluir
  7. Olá , descupa estar no anonimo é que eu não tenho conta , eu gostaria de fazer um cosplay da maka albarn , de soul eater , que tecido voce acha que eu devo usar ?tricoline serve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, sem problemas! xD Obrigada pelo comentário ^^
      Para a maka recomendo o uso de vários tecidos, pra parte da saia e da camisa o tricoline serve sim. Para o colete amarelo sugiro que seja feito de modal ou malha "tricotada" (é semelhante ao efeito de blusas de lã, mas não fica quente). Para o sobretudo recomendo um tecido mais pesado para dar caimento, com a sarja ou o brim, se quiser incrementar, veludo fica bem bonito (mas é um tecido mais caro).

      Excluir
  8. Oi Pâmella, vc poderia me dizer algumas lojas que vendem Vinil? estou louca atrás de um na cor azul,agradeço desde já.Bjoss Ótimo trabalho :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Pâmela eu queria uma sugestão de tecidos para o cosplay de princesa Zelda versão de twilight princess :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, pode me ajudar? eu quero muito fazer um cosplay da batgirl você poderia indicar o melhores tecidos para isso?

    ResponderExcluir
  11. Olá Pâmella, adorei o seu blog e principalmente este post *--* ! Você poderia me dar dicas sobre qual tecido usar no cosplay da Tokisaki Kurumi ? (do anime Date a Live). E eu estava querendo fazer ele de um jeito que a parte "rodada" do vestido fique mais aberta, porque na maioria dos cosplayers que eu vi estão usando o vestido mais reto. E no anime ele não tem nenhum forro que deixe mais aberto, então queria algumas dicas. Obrigada <3

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,
    Desculpe estar como anônimo, não tenho conta por enquanto.
    Adorei o seu post e gostaria que me ajudasse numa escolha.
    Pretendo fazer cosplay de Kikyou do anime Inuyasha. Vou encomendar e disseram que fazem com Oxford fibra média. Devo pedir com o tecido de tricoline?

    Desenho: http://biablossom.blogspot.com.br/2011/10/fotos-de-kikyo.html
    ou http://inu-yasha-anime.blogspot.com.br/2011/05/kikyou.html

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oiiie :3
    Então, vou fazer um cosplay do Ayato Sakamaki do jogo/anime Diabolik Lovers, e sério, to com muita dúvida na escolha do tecido @_@
    Onegai me ajude ;-;
    Aguardo uma resposta :D

    ResponderExcluir
  14. Então o melhor para um cosplay de herói com roupa justa seria o Suplex?

    ResponderExcluir
  15. Oiii =3
    Eu vou fazer um cosplay da Black Rock Shooter, e estou pensando em fazer o cosplay com o Vinil, pois vi uns modelos feito com vinil e achei que ficou legal, ms qual tecido vc recomenda pra roupa dela?
    desde já obrigada =3

    ResponderExcluir
  16. Para cosplay da yoruichi ( a roupa preta ) ficaria bom com suplex?

    ResponderExcluir
  17. http://www.comicvine.com/urd/4005-61115/
    Pra esse cosplay que tecido eu uso?

    ResponderExcluir
  18. que tecido você recomendaria eu usar prar fazer meu cosplay de Nelliel do Bleach na versão arrancar ? http://download.minitokyo.net/Haruya.Takamiya.430139.jpg

    ResponderExcluir
  19. Olá!Que tecido acharia ideal para fazer o vestido da Anna de Frozen febre congelante?E principalmente,como acha que eu poderia fazer as estampas?

    ResponderExcluir
  20. Olá Pamela, gostaria de saber qual tecido poderia utilizar nessa fantasia?http://www.marianafantasias.com.br/template/images/fantasias-femininas/grande/rainhadecopasimportada.jpg

    ResponderExcluir
  21. Olá.. Queria saber qual o melhor tecido para fazer uma capa para um cosplay do thor.. Pode tirar esta duvida?

    ResponderExcluir
  22. Olá.. Queria saber qual o melhor tecido para fazer uma capa para um cosplay do thor.. Pode tirar esta duvida?

    ResponderExcluir
  23. Olá !
    Bom dia !
    Gostei muito do seu blog, como trabalho com eventos de comida japonesa e cosplay, gostaria de uma dica para fazer o meu cosplay do ROBIN. Sugestões para as cores verde e vermelho e a capa.
    Segue em anexo a imagem: http://40.media.tumblr.com/tumblr_lghctecQHo1qcv9zpo1_500.jpg

    ResponderExcluir
  24. Oii. Vou fazer um cosplay da Temari e gostaria de saber, qual tecido me indicaria. não sei qual usar na roupa.

    ResponderExcluir
  25. Qual o melhor tecido p/ fazer um cosplay de Sasuke do Naruto clássico?(OBS.:Apenas a camisa)

    ResponderExcluir
  26. Hey! Estou querendo fazer um cosplay de Lyn (Fire Emblem Rekka no Ken [blazing sword]) e gostaria de saber qual tecido recomendsris para fazer o vestido dela :3

    ResponderExcluir
  27. Oi,queria fazer um cosplay da branca de neve,e queria sua opinião.. qual tecido comprar? Fui na loja de tecidos, mas não fiquei satisfeita com o que me recomendaram.http://www.megashopsul.com.br/feminina/613-fantasia-feminina-branca-de-neve-sexy-adultos-festa-halloween.html <3

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber onde eu encontro o Vinil para roupas ...pq aqui na minha cidade achei um Vinil mas com pouca elasticidade

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá, quero saber que tecido uso para fazer uma roupa do Ekko do League of legends. Blusa, a calça, suspensórios com alças largas e o cachecol?

    ResponderExcluir
  32. Estou planejando fazer cosplay do Robin dos Jovens Titãs originais. O suplex é o melhor tecido pra isso? Ps: adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
  33. oii eu gostaria de fazer um cosplay da karuta do anime inuxboku ss usado o uniforme escolar dela mas ñ sei quais tecidos usar vc pode por favor me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro Oxford ou Tricolline porém leve em conta que tricolline é bem quente e amarrota supeeer fácil! porém fica um ótimo caimento! já oxford não esquenta tanto e é bem mais em conta também!

      Excluir
  34. olá, eu adorei as dicas, mas estou com uma duvida tremenda! quero fazer o cosplay da Lucy de FT, mas a roupa está me matando! Qual tecido voce me recomenda para fazel-la? Agradeço :3
    https://www.google.com.br/search?q=oxford+feminino&rlz=1C1AVNE_enBR635BR635&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwih5fmjx7jSAhUEIZAKHadgD8EQ_AUICSgC&biw=1366&bih=662#tbm=isch&q=lucy+fairy+tail+time+skip&*&imgrc=0QmzPyYpDuxL8M:

    ResponderExcluir
  35. Olá tudo bem ? Espero que responda minha pergunta kkk ;3, primeiramente ótimo tutorial e segundo eu vou fazer um cosplay de alucard do Castlevania Symphony of the night e queria saber quais tecidos usar pra fazer a roupa toda dele. Poderia me ajudar, não quero ficar parecendo um cospobre nada contra kkkk

    ResponderExcluir
  36. Qual tecido voce indica pra fazer capa , como a capa da Ravena ? Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  37. Olá, estou querendo fazer um cosplay de Mononoke princess, estou em dúvida de qual tecido usar para a parte azul e branca do vestido dela, e também dos sapatos, o que é melhor usar?

    ResponderExcluir