segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CosTutorial - Participando de uma seletiva do WCS

Queridos leitores,
Primeiro vamos a sessão "eu não consigo levar esse blog pra frente" né! XD Fim de semestre, faculdade matando, ta realmente difícil postar certinho nos dias e me dedicar, mas logo minha rotina volta ao normal e por hora vamos apenas "fazer o que der" Sei que to devendo um Doing the Cosplay, mas logo posto ele :)
Hoje temos o retorno do CosTutorial, com o tutorial mais fora da casinha que eu pude pensar xD lol

A programação para a semana terá ainda a coluna de opinião do Animextreme e o nosso BC Interview do mês com Sabrina Ruky.

Espero que gostem! E vamos ao Tuto :D
Como sobreviver participar de uma seletiva de WCS
As pessoas devem pensar "nossa, a Pam nunca ganhou e acha que sabe algo de WCS", pois senhoras e senhores aqui jas uma das pessoas que mais partipou de seletivas de WCS, 4 (super numero de vezes!) no total, rumo a quinta.
Então alguma coisa eu entendo >XD
Deixando o drama de lado. O tutorial de hoje ensina como se inscrever nas seletivas brasileiras do maior/melhor concurso cosplayistico do mundo :D




Vamos ao passo a passo:
1- Descubra o que é WCS. (xD)
WCS é as sigla para World Cosplay Summit, ou Copa do Mundo de Cosplay  para um melhor entendimento xD
O formato das apresentações são em dupla e tradicional (não é proibido fazer livre, mas só vi uma única dupla ganhar o mundial com o livre nesses anos todos, então é BEM arriscado).
2-  Preciso de uma dupla.
Agora que você sabe o formato do concurso, primeira missão, encontrar alguém pra ser sua dupla. Existem duas pessoas que são consideradas "dupla perfeita", por ambas terem um ponto em comum, são pessoas que você não vai se importar em conviver pelo menos dois anos em função do wcs, pois é um ano preparando-se pra seletiva pelo menos, se tu vai pra final são mais uns meses e se tu ganha a final brasileira, aí prepare-se pra conviver mais dois anos como dupla dessa pessoa, então escolha BEM. xD
*a primeira seria o seu(sua) namorado(a):
Pontos positivos:
-  É a pessoa que mais passa tempo com você
-  É mais uma atividade para fazerem juntos
- Geralmente os gostos pra anime/games/etc são parecidos, o que deixa a escolha de referência bem mais fácil, além do que se você for o "cosplayer mor" da relação vai acabar escolhendo sozinho xD O que faz uma escolha rápida.
Pontos negativos:
- A chance de vocês quererem se matar por causa de estresse e o namoro acabar é grande /o/
- As vezes, o teu namorado(a) só esta participando por tua causa, e aí tu meio que leva tudo nas costas, então prepare-se pra fazer dois cosplays, se a sua dupla não for cosplayer ou não praticar o hobby com frequência.
*Seu melhor amigo
Pontos positivos:
- Se der merda vocês vão poder se xingar, se matar e a amizade vai continuar provavelmente xD
- Vocês tem gostos em comum, não vai ser difícil chegar em uma referência.
- Cada um de vocês tem uma família, namorado(a), mais amigos, e isso significa que mais gente pra ajudar se vocês precisarem.
Pontos negativos:
- Se os dois tiverem namorado(a), faculdade, etc, se prepare para se dividir em 20 para dar conta de todo o trabalho
- Vocês são amigos, mas cada um tem seus próprios interesses, discussões serão inevitaveis em alguns pontos do processo.
- Nem todo mundo tem um amigo cosplayer, se seu amigo não é cosplayer não adianta, dificilmente ele vai aceitar a indiada e aí cai no mesmo problema de namorados(as) lá vai tu fazer dois cosplays.
3- Escolhi minha dupla. Agora é hora da referência, lembre de fazer toda essa trajetoria WCS com MUITA antecedencia, o ideal é um ano antes da seletiva.
Como escolher? Leve em conta alguns pontos:
- Precisam ser personagens que combinem fisicamente com você e sua dupla ou que você possa ficar "perfeito" num cosplay deste personagem (Não escolha um personagem criança se você não fica bem como criança e por aí vai);
- Precisa ser elaborado, dificilmente um cosplay simples ganha WCS; (Esqueçam as colegiais, sério! xD)
- A origem dos cosplays deve ser japonesa, cosplays de comics, games americanos e etc são desclassificados;
- No Brasil, personagens de mangás publicados pela editora Shueshia são proibidos na final brasileira, isso inclui Cavaleiros do Zodiaco, Dragon Ball, entre outros. Caso seja a escolha da dupla, prepare-se pra fazer outra coisa pra final caso você seja vencedor da seletiva.
- Cuidem alturas D: No caso tu não precisa ter a altura do personagem, mas sim a diferença de altura entre tu e a tua dupla tem que ser condizentes com os personagens, use do bom senso. (Pessoas da mesma altura não poderiam fazer por exemplo o Mario e o Luigi);
- Escolham personagens que tenham pelo menos uma cena entre si ou que dê pra fazer algo, de nada adianta escolher ótimos personagens que nem se conhecem (dentro do mesmo anime, game, etc.. /o/);
- WCS É CRUEL!;
(Se você acha que estou exagerando e tudo mais, sugiro encontrar outro concurso para competir, essas são as melhores dicas que eu tenho para dar em questão de WCS.)
E lá vem as sugestões: Escolham personagens grandes, ou seja, com asas, armaduras, difíceis de fazer. Se você cair no mesmo problema que eu, que eu sou um zero a esquerda em armaduras (eu juro que  tentei, mas blé!) faça um cosplay de tecido grande, como vestidos e de preferência muito detalhado, com muitos bordados, pedrarias, tingimento de roupa, não é porque é de tecido que não vai ficar elaborado. E ainda quando for escolher não existem limites "Só é impossível se você acreditar que é", então é como eu digo, cheirem um pouco de cola de contato (xD) e deixem as idéias mais loucas virem, mais cedo ou mais tarde as idéias vem, ou é de uma coisa que parece totalmente loucura que vem a escolha certa.
As dicas de escolha são essas, DIFICILMENTE um cosplay simples ganha WCS, pra um cosplay simples conseguir essa façanha, a apresentação tem de estar num patamar "Fucking Genius!", uso como exemplo uma apresentação de Super Mario de um Animextreme, foi a apresentação mais genial que eu já vi na vida, mas os cosplays eram simples e aí não tem muito jeito, não ficaram no pódio.
4- Escolhi os cosplays e agora?
Tem duas a coisas a fazer: elaborar a apresentação e fazer os dito cujos.
Geralmente eu começo pela apresentação, o bom das que eu fiz é que todas as cenas realmente existiam, então basicamente o que eu fazia era assistir a cena (no caso SEMPRE fiz de games xD) copiar todo o dialogo dela e descrição da cena (ir escrevendo o que acontecia), traduzir o diálogo e começar a "zipar" a apresentação, geralmente as cenas costumam ter uns 15 minutos e aí você tem que reduzi-las a miseros 2:30 D:
Então "corte" tudo, absolutamente tudo, que não fizer falta, não se preocupe em explicar exatamente como as coisas acontecem, ou adaptar fielmente a cena, é impossível! E lembre-se: Dificilmente haverá um jurado que vai saber exatamente como é a cena, então faça-a de modo que mesmo uma pessoa que nunca jogou/assistiu a tua referência entenda o que esta se passando, e os fãs, esses entenderão qualquer mensagem subliminar xD
Após fazer o roteiro, podemos começar os cosplays, comece encomendando perucas e lentes de contato, estas costumam demorar para vir, em torno de 2 meses, mas comprar com um ano de antecedência não traz estresses de imprevistos de correio. Depois passe a parte de tecidos, materiais e o que precisar para a confecção. Se não achar algo você pode tentar importar (Como worbla que não temos no Brasil), por isso eu friso a importância de se fazer muito tempo antes.
Após comprar os materiais, mão na massa, contate costureira, cosmaker, faça você mesmo.
Só IMPORTANTE, cosplays comprados não são permitidos, eles devem ser feitos artesanalmente pela dupla, traduzindo, todo mundo sabe que é quase impossível fazer um cosplay totalmente sozinho, mas o que não é permitido é tu comprar na Cospa (Loja japonesa de venda de cosplays) um prontinho e "mandar vir" ou mesmo usar aquele teu cetro de sailor moon oficial da bandai.
Em outras palavras, as coisas devem ser feitas.
Perucas entram no quesito acessórios que podem ser comprados prontos, mas devem ser modificados pela dupla (é, o cetro da sailor moon ainda nao entra na categoria).
5- Áudio
Meu cosplay está pronto, o roteiro está pronto. Vamos aos ensaios.
Para começar os ensaios o ideal é ter o "áudio" da apresentação pronto.
Mais pra frente vou por um tutorial para áudio de apresentações, mas a dica por hora é: grave as falas em um local silencioso ou se puder gastar uma graninha vá num estúdio de gravação para fazer isso. Escolha uma trilha sonora impactante, mas dê preferência as musicas originais da referência. IMPORTANTE: o aúdio é obrigatório ser em português, somente na final japonesa que ele deve ser japonês, tirando isso, você é desclassificado sem dó nem piedade se falar em inglês, espanhol, e etc.
Mas tem um "cheat" :D música de fundo pode ser em qualquer idioma ;) DESDE que a dupla não cante a musica, se inventarem de cantar já era, tem que ser em português.
Outra coisa legal de áudios é colocar todos os efeitos como barulhos de espadas, ambientação como barulho de água, vento, dá um toque especial.
6 - Posso ensaiar agora?
Com o áudio pronto, comecem os ensaios. O ideal é ensaiar com o cosplay todo, mas se não der usem pelo menos os sapatos e armas (se houver). Ensaiem pelo menos umas 2 duas vezes por semana e proximo a seletiva (uma semana antes) tentem ensaiar a semana toda. Reproduzam a cena completa umas 3 vezes, o que deve dar meia hora de ensaio por dia.
É o suficiente, começar os ensaios um mês antes da seletiva é o ideal :)

(Taaaa, agora vem o "sujo falar do mal lavado", eu consegui ensaiar bonitinho em uma das seletivas só, teve uma que o áudio ficou pronto no dia xD outra que eu ouvi metade do áudio e fui. E não recomendo, por mais "Badass" que tu se sinta fazendo isso, a chance de dar tudo errado é gigantemente GRANDE xD!)
7- Inscrição
Geralmente as inscrições são liberadas um mês antes da seletiva pelo site da JBC, as inscrições funcionam assim:
O "líder" da dupla faz a inscrição colocando os dados dos participantes, o segundo da dupla apenas confirma os dados por e-mail, você deve preencher todos os dados corretamente e enviar três fotos de cada um vestindo os cosplays, por mais doidera que pareça, é isso, pois nas seletivas o numero máximo de inscritos é 15, caso se inscrevam mais que isso, é feita uma pré-seleção somente com quem mandou foto, ou seja, se tu não mandou foto é cortado na hora :/
As inscrições encerram uma semana antes do evento.
E caso você desista de participar, deve avisar com antecedência ou você será impedido de participar de qualquer outra seletiva deste ano de WCS caso não avise e não compareça no dia, o que é bem chato.
Feita sua pré-inscrição, a JBC costuma mandar um e-mail de confirmação ou ligar (me ligaram na minha primeira seletiva, foi tão legal <3).
Pronto você esta inscrito.
8- Dia do evento
Um dia antes arrume tudo, coloque cosplays nas bolsas (malas são a melhor coisa para transportar), ou se você já vai vestido de casa deixe tudo arrumado para vestir e faça um check-list de TUDO, peruca, lentes, maquiagem, roupas, acessórios. As seletivas geralmente ocorrem no domingo, então é realmente bom fazer um sacrifício e não ir ao evento no sábado para deixar tudo perfeito. Arrume cenários também, se houver, estes devem ter um tamanho padrão que se encontra nas regras do WCS – Etapa JBC Brasil. E não menos importante, ou no caso, o MAIS importante de tudo, sem elas você pode perder por burrice, as imagens de referência.
(Quem quiser já existe um tutorial no blog ;)
Prepare 8 folhas A4 para cada jurado, pois são duas folhas de referência, 4 cópias de cada. Faça uma referência para cada personagem e escolha BEM as imagens, coloque exatamente aquelas que foram usadas na hora de confeccionar o cosplay, se existem variações do personagem coloque imagens somente da variação que você esta fazendo, uma boa imagem de referência aumenta notas, como pode baixá-las e fazer você perder o concurso. Faça uma boa impressão, se preferir imprima em uma gráfica para as cores saírem o mais fiel possível. Organize-as em uma pastinha. Outro ponto importante é o áudio, este deve ser gravado em faixa contínua de áudio, em dois CD’s e deve também ser levado em pen drive para eventualidades.
Organize também identidade, dinheiro que vai precisar (ônibus, comida, etc.) e de preferência algum lanchinho pra não morrer de fome no evento.
9 – Chegou o grande dia!
Acorde cedo, arrume-se e rumo ao evento. Chegar cedo evita muito estresse, como ter de enfrentar fila para entrar, pegar ônibus e coisas assim.
Ao pisar no evento dirija-se a mesa de inscrições e peça para fazer a confirmação de sua inscrição, lá você e sua dupla devem assinar a ficha de inscrição, entregar os CD’s de áudio e as imagens de referência.
10- Vira-vira

O primeiro julgamento é o vira-vira, que costuma acontecer umas duas ou três horas antes da apresentação em local determinado pela organização, lembre-se de perguntar onde e que horas é o vira-vira quando fizer sua confirmação no balcão de informações.
(Lembrete: A JBC também envia um e-mail com um cronograma das atividades do WCS e se os cosplayers terão isenção ou prioridade na entrada do evento).
Como o apelido diz, o vira-vira é a hora do julgamento da roupa, você e sua dupla ficarão “cara-a-cara” com os jurados e estes te olharão de cima a baixo, analisando cada centímetro da sua vestimenta de acordo com as imagens de referência, quando não inventam de levantar da cadeira e olhar por dentro da roupas, ver costuras, detalhes, tudo MUITO de perto. Por isso que é importante um cosplay bem confeccionado, pois nesse concurso detalhes do tipo “de longe ficou bom” não vão fazer sua nota ser boa.
O vira-vira dura em torno de uns 15 minutos para cada dupla, e nessa hora que também é sorteada a ordem das apresentações.
10 – Hora de apresentar


Após o vira-vira fique atento para a hora do concurso, possivelmente a pior parte já passou, agora os jurados irão prestar atenção mais na apresentação.
Se posicione com seu cenário, acessórios e o que mais precisar onde a organização indicar e espere sua vez. Preste muita atenção em tudo, o tempo começa a correr quando o apresentador anuncia a dupla, nisso você terá 30 segundos para montar a cena e dar um sinal de ok (joinha) quando for para começar.
(Dica: JAMAIS, NUNCA comece o áudio com uma fala, a chance de você se perder é de 90%, Coloque uma trilha no começo, pois demora um pouquinho até conseguirmos ouvir o começo do áudio).
Esteja bastante atento, pois qualquer falha de tempo, pontos serão descontados. Caso a culpa seja da organização você terá como reclamar depois, principalmente quando existem sites que cobrem os eventos, gravando as apresentações.
Acabado a apresentação, você tem mais 30 segundos para sair do palco, lembre-se de pegar TUDO que não for sujeira (tipo papel picado que você jogou não precisa pegar xD), acessórios, cenários, etc, nesse momento esqueça se você vai quebrar algo, só tente sumir do palco o mais rápido que puder levando tudo /o/
11- ACAAAAAAABOU, acaaaaaaabou!
É hora de sentar, descansar e esperar o resultado. xD Se você for o vitorioso, comemore, grite, pule, não é todo mundo que ganha a seletiva, se não for você parabenize os vencedores, ficar emburrado e triste não leva a nada, e sempre tem o ano que vem (até onde eu sei...).
Pronto, você conseguiu sobreviver a uma seletiva de WCS, se você conseguiu ir para final seus problemas estão só começando, but “this is the trivia for tonight” e este gigantesco manual/tutorial termina por aqui :)

Eu de longe não sou o "guru" do WCS, mas isso foi o que eu aprendi nessas seletivas todas e a cada uma que tu vai tu descobre alguma besteira nova que tu fez e que não vai querer cometer o erro de novo.

A edição 2014, que escolhe o representante para 2015 já começou, só se ligarem no site da JBC (tem o link mais acima).
Bom pessoal, preparem os cosplays e se aventurem nesse concurso, de acordo com o meu guia ele é cruel e chato xD mas dá bastante pra se divertir e principalmente ficar orgulhoso do nível que a gente chega quando quer ir num WCS.

(Fontes das fotos: Cosplayers.net, Henshin (uol) e Google Imagens.)


Espero que tenham gostado,
Kissus,
Pam

Nenhum comentário :

Postar um comentário